Capa da Elle americana esconde corpo de Melissa McCarthy por ter peso a mais?

Aparentemente a imprensa de Moda ainda não sabe bem o que fazer com corpos voluptuosos.

Parece ser o caso da Elle americana de Novembro, que colocou na capa a actriz Melissa McCarthy completamente envolta num casaco oversize Marina Rinaldi.

rs_634x904-131010085134-634.Melissa-McCarthy-Elle.jl.101013

A escolha de vestuário da revista tem alimentado polémica na Internet, levando a que diversos sites e blogues a acusem de tapar McCarthy por esta ter peso a mais.

É o caso do site Slate, que afirma que o casaco que a actriz usa é tão largo que é suficiente para esconder Billy Gardel (co-protagonista da série da CBS Mike and Molly, em que McCarthy entra).

Enquadrada na sua edição dedicada às mulheres que se destacam em Hollywood, a capa de McCarthy faz parte de um leque de capas opcionais, que inclui Reese Witherspoon, Shailene Woodley e Naomie Harris em roupas reveladoras. Penélope Cruz também faz parte das opções, encontrando-se igualmente coberta por um casaco de malha, numa foto de capa que apenas revela o seu rosto – sendo de ponderar que a actriz espanhola se encontrava grávida na altura da sessão fotográfica.

US Elle5 shailene-woodley-calvin-klein-swimsuit-elle reese-witherspoon-november-2013-elle-cover elle-november-2013-penelope-cruz-cover__oPt

Com a polémica e as críticas a choverem de todos os lados, a Elle americana tomou uma posição oficial:

“Em todas as sessões, os nossos estilistas trabalham com as estrelas para escolherem peças em que se sintam bem, e este caso não foi diferente: Melissa adorou o look e está linda na nossa capa. Estamos entusiasmadas por honrá-la como uma das nossas Women in Hollywood este ano”

Este é apenas um entre vários exemplos da forma como as revistas de Moda têm “tapado” mulheres com corpos voluptuosos nas suas capas.

O site AdWeek recorda que McCarthy já havia sido coberta nas capas das revistas More e Ladies’ Home Journal.

1372089720_melissa-mccarthy-lg melissa-mccarthy-lhj-may-2012- (2)

Igualmente exemplo deste tipo de postura por parte das revistas de Moda é a cantora Adele. Em Janeiro de 2012, foi capa da Cosmopolitan portuguesa, surgindo num vestido de padrão leopardo que cobria quase todo o corpo, revelando apenas um pouco do decote.

6sotncmx57cc6co5

Abordagem que viria a ser repetida em Março de 2012, quando a Vogue americana colocou Adele na capa – numa foto de meio corpo em que o vestido realça, uma vez mais, apenas o decote.

adele-0312-1-Marchcover_20072229135

A Elle britânica nem foi tão longe: na sua edição de Outubro de 2011, colocou a intérprete de “Someone Like You” na capa, mostrando apenas o seu rosto.

showbiz_adele_vogue_cover

Algo que sucedeu a outras estrelas internacionais.

Em Outubro de 2010, a Elle americana colocou a actriz do filme Precious, Gabourey Sidibe, numa capa de meio corpo, em que se vislumbra apenas um pouco do seu pescoço e braço.

article-1312928-0B3B6364000005DC-979_634x837

Já no ano passado, escolheu a actriz Octavia Spencer para protagonizar uma das capas do The Women in Hollywood Issue – com a particularidade de, embora lindíssima, a actriz surgir em mais uma fotografia pouco reveladora de meio corpo. E mais: a edição nunca chegou às bancas por se tratar de uma opção disponível apenas para assinantes.

1

A História está repleta de exemplos de tentativas frustradas por parte da imprensa de Moda em transmitir uma imagem de aceitação e inclusão de todo o tipo de corpos – especialmente os mais voluptuosos.

O princípio implícito, ao esconder condições como a gravidez e o peso a mais, parece ser que estes factores constituem motivo de vergonha – ou, de alguma forma, merecem ser excluídos do ideal de mulher que estas revistas pretendem comunicar.

Ou estaremos a retirar conclusões precipitadas?

Qual a vossa opinião em relação à capa de Melissa McCarthy?

Consideram que as revistas de Moda escondem deliberadamente corpos voluptuosos?

Debatam connosco nos comentários.

Por Margarida Cunha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s