Filhas do Rock

No passado, não é novidade para ninguém que os homens dominavam todas as indústrias existentes e a da música não era excepção. Mas, nos dias de hoje, o cenário é completamente diferente e o papel das mulheres no mundo da música é cada vez mais evidente. Elas têm marcado a história ao longo dos anos com a sua originalidade e têm influenciado o mundo da moda com as suas atitudes ousadas. Elas superaram o preconceito e além se serem seres humanos cheios de talento, elas, acima de tudo, representam força.

Music File Photos - The 1960s - by Chris Walter

Janis Joplin

Quem não se lembra de Janis Joplin? Ou quem não sabe quem é Janis Joplin? Mesmo quem não viveu nos seus tempos de glória, sabe quem ela é. Não só pela sua voz marcante, mas o seu estilo ousado ainda é revivido nos dias de hoje. Janis foi e continua a ser uma das maiores cantoras da música e do rock psicadélico internacional. Apareceu no final da década de 1960 e é até hoje um dos maiores ícones femininos no mundo. Os seus maiores sucessos? “Cry Baby”, “Mercedes Benz” e claro “Piece of my Heart”.

Debbie Harry 2

Debbie Harry

Apesar dos seus trabalhos como actriz onde conta com mais de 30 filmes e da sua carreira a solo, Debbie Harry é mundialmente conhecida por ser a vocalista dos Blondie, um dos maiores sucessos no mundo da música na década de 70. Debbie é também uma das figuras mais emblemáticas quando se fala em punk rock, isto, pois o seu estilo ainda é fonte de inspiração para muita gente nos dias de hoje.

Taylor Momsen

Taylor Momsen

É a mais nova integrante desta lista, mas não por isso menos influente. Taylor Momsen tem conquistado o mundo do rock aos poucos. Conhecida mundialmente com a sua personagem na série Gossip Girl, Taylor deixou o mundo da representação para se dedicar a 100% à sua banda de rock The Pretty Reckless. No festival Revolver Golden Awards, juntou-se ao palco com Marilyn Manson, onde actuaram a famosa música do cantor The Dope Show. O seu estilo é criticado por muitos, mas é, sem dúvida, puro rock&roll.

Joan Jett 2

Joan Jett

Quando se fala de mulheres poderosas do mundo do rock, nunca se pode ter uma lista completa quando não se fala de Joan Jett. Ela é, sem dúvida, uma das figuras mais importantes na história do rock. Além de ser a fundadora da banda feminina The Runaways é até hoje conhecida como uma das melhores guitarristas do mundo, tendo sido nomeada em 2003 pela Rolling Stone como a 87ª melhor guitarrista de todos os tempos, ela é também a compositora de uma dos hits da história do rock “I Love Rock’n Roll”.

Patti Smith 2

Patti Smith

“Poetisa do Punk”. Assim é, Patti Smith mundialmente conhecida. Com 40 anos de carreira, Patti Smith é considerada uma lenda viva do punk. O seu álbum de estreia, Horses, de 1975, foi um grande marco no movimento punk. Ela trouxe um lado feminista e intelectual à música punk e tornou-se uma das mulheres mais influentes do rock&roll.

Lita Ford

Lita Ford

Também ex-integrante da banda feminina The Runaways, juntou-se ao grupo com apenas 16 anos. No entanto, Lita fez mais sucesso na sua carreira a sola do que com as Cherry Bombs. Nos anos 80, foi considerada um das melhores guitarristas do planeta e em 1985 foi indicada ao Grammy de “melhor performance feminina de rock” (…)

Querem ler o artigo completo?

Façam-no no Issuu, clicando na imagem abaixo.

rtro23-cover

Por Helena Martins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s