Pepsi disfarça-se de Coca Cola no Halloween – História da rivalidade entre as duas marcas

Este ano a Pepsi decidiu assustar os seus clientes. E fê-lo… disfarçando-se de Coca Cola.

553138_634891829867189_131301562_n

Este é mais um anúncio a juntar-se aos vários que as marcas têm criado desde os anos 80 para se provocar.

BATALHA DE CELEBRIDADES

Segundo a Wikipedia, a Coca Cola posiciona-se como uma marca querida e familiar, enquanto a Pepsi aposta na juventude e nas celebridades Pop para refrescar a sua imagem – o tema “Generation Next”, das Spice Girls, foi inclusive o hino da marca, tendo-se materializado num anúncio de TV de 30 segundos protagonizado pelo quinteto britânico, que podem ver abaixo.

Por outro lado, a Coca Cola é responsável pelo seu icónico slogan e por um dos mais memoráveis anúncios de Natal.

Embora a marca que dizem ter tornado o Pai Natal vermelho tenha apostado em algumas figuras populares para promover a sua bebida – como Whitney Houston, Christina Aguilera ou Taylor Swift – é a Pepsi que acumula o mais vasto número de estrelas nas suas campanhas, das quais fazem parte Britney, Shakira, Pink, Michael Jackson ou Madonna.

pepsi-gladiator

Mas a lista não se cinge a cantoras. A Pepsi também investiu fortemente no futebol, tendo associadas a si estrelas de calibre mundial como Ronaldinho Gaúcho, Beckham, Thierry Henry, Messi, Lampard ou Fabregas.

football-pepsi-soccer_367565

As figuras épicas associadas às marcas são quase da mesma proporção da rivalidade entre ambas. De tal modo, que é já conhecida como “Soda Wars” (A Batalha dos Refrigerantes). Uma batalha constante com processos judiciais à mistura e anúncios banidos, como o que se segue:

Uma batalha de dimensões tão expressivas que levou os fãs a envolverem-se e a criarem produções como esta.

BATALHA DO MERCADO

Apesar de ser globalmente reconhecido que a Coca Cola é o refrigerante que domina o mercado no seu segmento, a diferença para a sua rival Pepsi não é tão expressiva quando poderia pensar-se: enquanto a primeira ocupa 42% do mercado, a Pepsi conquista uma fatia de 31%. Ainda assim, não impede a Coca Cola de afirmar o seu domínio sobre a rival, como pode ver-se neste vídeo:

Curiosamente, a vencedora da batalha dos lucros globais é mesmo a Pepsi, com perto de 60 biliões de dólares a entrarem anualmente nos cofres da multinacional – por oposição aos 35 biliões da Coca Cola.

20120807-pepsico-brands.jpg.492x0_q85_crop-smart

Tal poderá dever-se a todas as marcas que a Pepsi detém, e que incluem nomes muito comuns nas dispensas mundiais: Lipton, Cheetos, Fritos, 7UP, Doritos ou Lay’s.

BATALHA DE SABORES

Polémicas à parte, será que as quotas de mercado, que favorecem a Coca Cola, reflectem a real preferência do público?

Aparentemente não. Em testes cegos, centrados exclusivamente no sabor, a Pepsi é a eleita dos consumidores. Um fenómeno apelidado de The Pepsi Paradox, que comprova que a Coca Cola representa o triunfo do marketing sobre o sabor – ou talvez tudo se resuma ao facto de a Pepsi ser mais doce.

O LADO POSITIVO DA CONCORRÊNCIA

A criatividade com que a Pepsi espicaça a sua rival atesta um dos mais famosos mantras da economia liberal: a concorrência é boa para o negócio.

E é-o, de facto, com a vantagem da Coca Cola a trazer ao de cima a refrescante, mas também maliciosa, criatividade da Pepsi.

Confiram-na nos anúncios de imprensa abaixo.

joy-of-pepsi-01 ƒåo(]É)=«ÅCɋoV Ô³{å±Æ:´O)žðOûŽ!û1ñBS,Ôî-å^~‚=7@ºà¾ŒRÞÙL÷ª£­Ô_ñ®Ø1 5ß$ä•ïý”ÅÝ÷˜¥P¶	¬ÓXj–ѱâz·Âåš?•OÇñfóP@‡§ý/ñ:,¹oþ™•þjy—@òד%Ôï©X—Ñ´ˆe¹šQEˆGíqbÕýßÚÍ7ógš|Ë«]ƒ#Án̦8bb#,‡õ+Fiëê†]ç±s¡§À¤÷È_™ž|Òõ¬íõëÍ3MvN6qºË7`´a/£xGþÇ*$^͂/¤<Å®Ùëÿ”Þm½˜}zúÃN¸{y–n[ž,Ø|†ß˗ÌJ#nEƐŒ¤	‹åKÊË'‘44Oª5ÅË̐‹&ð«ÊÀš×—ìW¦Q[3âõº"LÅ+@j?ÉèÐFêÌ¡åÁĊ_dÀ_ٟø±qµ¤ÏÌ,Ì:zì ¤•~±æ6QoKìˆÿÆ?Úò=3òkOÒõ=fñµks“bn Ӏ ë29#à?m“‘â?ÊÊ#Œ]—µö›&LX€Æx%—'ôfö7ŽÊâêçG†ÃêÚ&»¥	dXÑPE+Õ(ê)ñºϟ7õ£üè¥z§’ltm.a‚Ù:FÛîNûæ³>:Ü»=iË6B&x¤Áæ¶"á‹oS¹öÊ"^’ÙMÄt)Çå҇,µjqqÀµ…GQZnð;)Xó^#È‘Áæ¬ý^IJ[:HTñ,	ڇ`|shqˆÂÝÈe:èÅîÍ ÇZ¯ ŽârügÐá䏩.¹$%GÙʣ̷s	Ïî“}ùþÊ2soÆvJîE^Jžçܘ©4#ÑJx©²t 3am·ÿÒáP-Wé̀Õ-‘Öqr~ü4ä–Ï[òü%l¬ Ò~9.m­N_8jÖ6ò7®¥Ðý}?àrž3É͎!JúOælҟMçA2Š²¬vàýÜrBE× ®iÒSãhå¨ù&cä;½7²[k`;£'¦~AÚ4¾n¹’'ô§†ÉÚ)ˆ¨V2 ¡à Š`;=§µÓKG×?÷²}–ÒÎxë*ý“M©•q‚w|àã1“³zîõë6„vRT{ƒ4xƒ-vñ}jÎKkÇFNj€£»Þé3	À”´ Òl’6üpە#éw£Â˜#„õÜôÍ®˜Ü^¶>²^g¤ð‚H($ŠŠu¼2¼oU7jòôØ£Ã‡•0ÍÍ4òǗìoäYu›µ´ÓXþí*Y˜V¡Iû)âÙTæ"[ñc$&úÿ’ü—{	Mñ-¯t_TË‘ÙªIë.Prm¼@žU{°^K’#jŽ½ŽgYºO‘ÈÓ8Ð†-¤oa×+<Û-ÿÓãWšEΕvö——íE ‡¡þ¹‘ÄW³Aõ•閴Ììõß.ª¶Ÿ§•‰jO¸¦b˚ó^‘vnžBë<n" l©¦ùLàC™ ;1_(h—É­Ie}fc¿‰ŽO´Ÿ;PþÕp²‘ô E›LÖ%’Xþ­Ñü!xš‘RÄòJ$5JV)9ŽÚFIÙØ”Ö6“£ v¦Yqçíêj̚0Zýˆ@û’˜¶”•ý®-œGnC‡7ñ1¿êÉî;3)žÈ¿úf9ùq­JÖVÒ¥´¦H¦’UjB­û¥ûk1ôg‡˜w&#àwIô˜´«[8ãvú¬u¹¼¯ ÒHM#Wa½*¼©üˆ‰ö[3ñ@d™% 6zÔ×~Xy”1"éWwÔ5$,Û·SEâ3n1xptšŒœS|šN§†V¶‘Pq%øš)¹öÌ~V‚V]M؟ä`2âãVꐬïe' ‘­YIÝë·L…²¥–ð; q5Þ¹®•‡¬†¤H îm$Xe£²x‘ò͖¼¯mw¼wJWÏ»º™ƒš×sJšý9½¿CÆÌz÷—&2¤Š„ªz¤ú´‚DN´QñE£/Á_…GìæædwvVKõ†Þ9mXDyÆñÑü(áM=é‘áLŠ_æ}>[-maœyY”€Aâií·,º%ß’I ëJ÷å±@BõŽÛS+!µÿÔ/Õ¼§g«B©#2ÉñʽTž»t#2 ê#>#?’uý>ðH"úÕ¸	aŸöIö†I´ÎÃМ·†ÃR=Gò÷—ÌãY‚—pYDý•½HðÊLá/M&w¾HóåÇ/I@šRXɇ…}òB $"›#̶°¬ŠƒÐA+H Ñ}«ß%PbOTï‹y ¨äG»TŠuÁՐ&˜?›¼µ©Ù®ŸtÂ#z®™B“#µô l zà¡a²“¿sÓ¼× [^H¡_Œ¬ƒìúÿ»c±âÍË~-ðæ^S26aÅƤòµÞoÃ@·ý'£†˜éÒ8p¥HXäV侯ڍ—ãýž9‘œàÕÃQé”~‰:áN—QšsNj'÷°þ¼ËTò¿•u-NIMÞ§åÝX9iy[¬èIý‡ä°Èê:Žk˜XýžœGîä&?¥êw9=«Å ²ÄÃýò¦—äÍuùŽkõ ÎkH,eìh)É߈^Ÿ[‡±óã³.äö¯M 8#)J_Ög>l’m7òÛÌ1-²­Ö›yÜJ@˜R6²8oü¹n`Žvbâiµ'’Èጟ9]ëºdšEÞé&–ŒHÈD'ãQ¶Ü¶ã¾aqz¡ˆñYS• «WÀá¶A-’âA!J-ïÐS Y„^‰Þk6±/)%š$Eñ,ÀclKíÛ]0ÛZA0¨Óض`ê!fݎ’` Ó­>¬†¥zàÇy§|“u"›fPp—b«]”†®$Z°1h JΫ±ß5ºŒ;½‡Yµ1[Í1½	WE?«'¤ZûLñEóÊz°k·‘JQ½7R­Ä‘CCØöÍЕÅäå)>©!6ìÌTSéÈËèX[&üµó>Ž²ÛØ꥖¡jü­n$Ӛ0Hô؞àm˜ñ.LÃÓõ/4hñÚµÅëÅR2ÇvCV; ×þ,âiàxŸ›51ªk†ú7šHa`)UŒ€Òk‘‹l£I;0ãþ© üë™kÏ-yvᅰ±ÙÆBÏqài^+âùÙ)PÿÕ1†2¦ õë™:tt*½©ËZub#K $¶qTå´ëÕ´4qÒD<[ï~œ-¨›o-ØíÍ¥“Øš~¡‘0TdžÒ»*Æñ¸û/ɉ~Twæ_7ù˺»išœW‰?$n±+$ˆi¨®Íü¸#ŒžL	šY/柒E¡‹ý:’"^µðå–~^A„rD¤zœü­©I¦ZÚÁu&©¦zM$h¨¼o¡5oˆœ®xÈ[±HqSÓ¿:äKMÁ؛¦’édšE !+O‡6=’}váö–18puÈÆì¼÷“´^þÒYlu‰‹À…-XÔ+U¥ýÓ%h=/µör=µ¨ÇÑñw±=¨ÖiòQ‡Š_T¾©B?ÐV‹óÃˊֶ––SÜ Ë{qÂ8šY~ٚ&Y%ô¡ýŸM¾Ï¹¤:ÏU¸Ãìn¢x̤#ÿdZ?ž.rB@zý—úٖqÈDËùΗxœ‘ˆ?Kå+ …h¿&´ãƵªïÖ¿ð¹I>€æYâ(ۏ‰M BÔÞ¹Z@J. ü  ÚÀÉêŸóŽ¾G}cÍ1k·þ…¦½-Áý¹éB}ÕÁÿ«…„ùÓë;¸Ä!x©Pz},6DÒ*ÌÈ۱鐦ã+º,[Å]Š¡o-VeÜV™	FÛqO…ŠêV	„Óc”ãIÉ͓Š,SÐt­Z‹P¶IJ”£¯m˜|Y°·JE¼¯Í•:œësb~»§ÆèÍ¿¬	‚–¤óýöŸÖ´sræFBÔB9>!¾ßC…¿‰êÃo"ŠÉg˜-$¡ìµ$ïí‹(”e¡–ìA¼,ò—&8ãRÄ)â«°¯dëŒ͝yWòòfºiuhL‘)¬vû„$ÿ=EOË,âqäô;ÖÊ$Š–— U ?‰(ÿ֒ÅmߏÛéQÁ	5lxBBqeoÃN¸*™öΨ'ðÀ["š@ §îß$SB$Œ€>5À›yÇæ^‚ú§—oÌv‰qym4 ããnxû[²Ë"xKT÷|ç,OŅkOàs+ra@¦:M˜Ytë×n!5=8ôÜ{Nù›““§úޟù£{¨ù“ÎvÖåE荻ô_˜ôT¼2ŽéÏá£Ùohösú®¤ë}•í|¸Áˆ?G®²¾IfÿœSH¯öО@{dK`}‡ù ¡Ãaå]68Ç؈3?ó3 ±ûÎjˆ¹[ѵ¢Bå‘ÈTÓ¤F@Jþ#ïĆ`¦cq‘dÞ+mWZÇb+OQi¹xɨû²»gÌÒ6bÉ"üJ̼‡³ȋ„bŒý^ XôQ¾E,o*´ÿÞF^jàpB	eßåזRc2趷Ž8™ÚËo¹íŽÉݾPÓ¬0ÚEm#}¡*{ ñƘ‚’Å ¨‡©À…7·f1Øo¶!?ÿטO}Žl©Ò¯dSñ%~XÒBmc !OÙ#l6úÞf4¨ÈÌ&Vó‘JŠƒÔc”Â7økQL´§T‰P´€UdÙ¾xK‘yÇòÊÊæs{£䖒×ýÖä÷_ä'þ.†Ji–ì1»Ÿ'ê–ze­Ö ‹l‘êZbˆAÍÎú5 Ë*Ìn;7éâx•|é{ªùk]ÖuM"{y¤»¹”^<ñsY ŠªqåC(øü'Ÿ.l¼rygÁŒH™.N<C91ôF(<éä]^?Nû×ÒB¾­¼‘5å£8ïÄ~± joy-of-pepsi-03 pepsi-cola-april-fool-small-90823

Para aprofundarem os vossos conhecimentos e desenterrarem algumas curiosidades acerca deste duelo de titãs, consultem este fantástico e completo infográfico.

E vocês? De que lado estão?

O que pensam da eterna rivalidade entre as duas marcas?

Por Margarida Cunha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s