Selecção RTRO – Álbuns de Natal para todos os gostos musicais

Sabem estas horas da tarde, em que é véspera de Natal mas não se passa propriamente nada de especial? A família ainda não chegou e é demasiado cedo para descascar as batatas?

Eis que chega o momento de tirar o pó (digital) aos álbuns de Natal, aqueles que transformam clássicos em ritmos contemporâneos e que acrescentam uns bons milhares de dólares às já chorudas contas bancárias dos artistas.

Dos mais antigos aos mais recentes, a RTRO apresenta-vos os melhores álbuns de Natal para ouvir hoje e até ao dia 6 de Janeiro.

Christina Aguilera – My Kind of Christmas – 2000

My+Kind+Of+Christmas+Standart+Version+Christina+Aguilera++My+Kind+Of

Tem já 13 anos mas soa fresco, como se tivesse sido lançado hoje. Com a melódica (e por vezes excessiva) voz de Aguilera, este álbum é a fusão perfeita entre melodias tradicionais de Natal e um toque de Pop, Soul e R&B.

Tamar Braxton – Winter Loversland – 2013

tamar-braxton-winter-loversland-epic

Se não ouviram ainda falar de Tamar Braxton, decerto que estão familiarizados com o apelido. A irmã de Toni apresenta um álbum marcado pelos ritmos soul e R&B. Sem dúvida para proporcionar um Natal com classe e, simultaneamente, com um toque urbano.

Mary J. Blige – A Mary Christmas – 2013

mary-j-blige-christmas-thelavalizard

Mary J. Blige dispensa apresentações. Com A Mary Christmas, preparem-se para uma viagem melódica, em que as batidas dão lugar às melodias e a voz de Blige adequa-se sem excesso ao tema da época.

Kelly Clarkson – Wrapped in Red – 2013

kelly-clarkson-wrapped-in-red-thelavalizard

A primeira vencedora do American Idol traz-nos um álbum Pop com muita vida e energia, pontuado aqui e ali por melodias tocantes. A voz de Kelly surge em grande destaque, sem, no entanto, cair no exagero – provando, assim, o motivo de ter já arrebatado 3 Grammys.

Leona Lewis – Christmas, With Love – 2013

482421_625415597509869_185309465_n

Igualmente vencedora de um talent show (o terceiro X-Factor britânico), Leona Lewis presenteia-nos com um trabalho alegre e à altura da celebração. O registo positivo mantém-se ao longo de todo o álbum, dando ocasionalmente lugar a baladas que colocam em evidência a sua inconfundível voz.

Erasure – Snow Globe – 2013

erasure snow globe

O dueto britânico que se popularizou nos anos 80 e 90 regressa para editar um CD com uma sonoridade tipicamente Erasure. Embora atravessadas pelo espírito natalício, as faixas de Snow Globe denotam claramente a assinatura da banda – o synth pop que os celebrizou –  podendo invocar uma nostalgia distante.

Bad Religion – Christmas Songs – 2013

Bad-Religion-Christmas-Songs

Como é que uma banda que se chama Bad Religion, e cujo punk sempre se manifestou contra a religião organizada, edita um álbum de Natal? Talvez uma dose de ironia servida com uma pitada de não querer ficar de fora? Especulação à parte, Christmas Songs é o antídoto punk para os anti-natalícios, para os primos e sobrinhos rebeldes que se aborrecem sempre.

The Jackson 5 – The Jackson 5 Christmas Album – 1970

Jackson5-ChristmasAlbum

Com vontade de voltar atrás no tempo? Jackson 5 é a vossa escolha. Esta compilação traz-vos as mais tradicionais músicas da época com aquele toque retro a que os irmãos Jackson nos habituaram.

Céline Dion – These Are Special Times – 1998

thesearespecialtimes

Eis um álbum glorioso que chegará sem dificuldade ao âmago da vossa alma. Não só devido à poderosa voz de Dion, mas também à fantástica orquestra que a acompanha. Um verdadeiro clássico.

Vários Artistas – Now That’s What I Call Christmas – 2013

MI0003672973

Se não querem ouvir um álbum inteiro de um só artista e querem invocar todos os clássicos num só CD, Now That’s What I Call Christmas foi feito para vocês. De Wham! a Mariah Carey, passando por Sade, Paul McCartney, Elton John ou Coldplay, não falta nada a esta compilação.

The Carpenters – Christmas Portrait – 1978

Christmas Portrait

A verdadeira magia e nostalgia do Natal estão aqui. Preparem-se para voltar à vossa infância (ou à dos vossos pais!).

Michael Bublé – Christmas – 2011

1319219605michaelbublec

Bublé já há muito que conquistou um cantinho no coração das mulheres com a sua voz e músicas doces. Está na altura de conquistar toda a família com este álbum festivo. Uma aposta segura que agradará a todos.

Mariah Carey – Merry Christmas II You – 2010

mariah-carey-merry-christmas-ii-you

A verdadeira estrela Pop associada ao Natal é Mariah Carey. Embora o seu mais icónico álbum de Natal seja Merry Christmas, de 1994, este Merry Christmas II You merece figurar na vossa prateleira por conferir ao tradicional Natal o brilho Pop a que a diva nos habituou. Sem esquecer as baladas em que Mariah se sente tão à-vontade.

Vários Artistas – Love Actually OST – 2003

189998

Esta banda sonora não é toda ela composta por músicas de Natal. Mas o facto de constarem da comédia romântica de Natal mais memorável dos últimos 10 anos faz com que funcionem como uma espécie de lembrete mental da época em que nos encontramos. Porque, se nos anos 90, Natal não era Natal sem Sozinho em Casa, de 2000 em diante, Natal não é Natal sem Love Actually.

E vocês? O que costumam ouvir no Natal?

Partilhem connosco as vossas escolhas!

Por Margarida Cunha

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s